Quer pegar uma praia neste verão, mas quer fugir da muvuca das areias mais movimentadas da temporada? Conheça algumas opções no litoral paulista que poucas pessoas conhecem e, por isso, o sossego (e belas paisagens conservadas) é garantido!
1. Praia do Cabelo Gordo, São Sebastião
Só é possível chegar até esta praia na maré baixa, pois o caminho é entre as pedras a partir da Praia das Pitangueiras. Mas engana-se se você acha que é possível mergulhar nesta água limpinha aí: esta é uma área ambiental exclusiva para estudos do Centro de Biologia Marinha da USP. A universidade oferece também uma visita guiada.
2. Calhetas, São Sebastião
Não é permitido acessar este paraíso de carro, pois a praia fica dentro de um condomínio fechado, entre Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno. Mas vale a pena a caminhada para aproveitar cada segundo do dia e dar um mergulho neste mar azul.
3. Jureia, São Sebastião
Areia e mar limpinhos, longe da civilização e da grande movimentação do litoral norte. Jureia também possui uma lagoa, perfeita para dessalgar o corpo depois de um banho de mar.
4. Praia Brava, São Sebastião
Um dos recantos preferidos dos surfistas, e o nome já anuncia o motivo. O acesso da Praia Brava é difícil, feito somente de barco ou por trilha bem pesada (são 40 minutos de subida). Aproveite para se refrescar na cachoeira ao lado da praia – depois da caminhada, você vai precisar!
5. As Ilhas, São Sebastião
Leia também:
12 dicas de passeios em Ubatuba para incluir no roteiro de viagem 76855
Para chegar até este intocável destino de águas tranquilas, é necessário pegar um barco a partir da Barra do Sahy, ou para os mais corajosos, uma travessa com caiaque pode adicionar uma pitada de aventura ao seu dia.
6. Praia do Cedro, Ubatuba
Quem vai a Praia do Cedro vive uma experiência incrível em meio à natureza, pois além de ser um lugar completamente deserto e de natureza intacta, é possível nadar entre os peixes, estrelas do mar e, se der sorte, avistar baleias e tartarugas.
7. Praia do Sangava, Santos – Guarujá
Antes de curtir um dia nadando nas piscinas naturais da Praia do Sangava, você precisará fazer uma longa caminhada de uma hora e meia aproximadamente para chegar até lá. Se der sorte, arranje um barco para diminuir o tempo de seu percurso.
8. Praia do Camburizinho, Guarujá – Bertioga
Camburizinho é tão escondida que pode ser facilmente confundida com a outra praia com o mesmo nome em São Sebastião. Mas esta fica em uma trilha muito conhecida para quem vai para a famosa Prainha Branca, também entre Guarujá e Bertioga, mas a movimentação por aqui é bem menor que sua vizinha. Você pode separar uma barraca e dormir por lá no único camping disponível na região.
9. Praia da Caveira, Ilhabela
Outra praia perfeita para mergulhar entre os peixes. Barcos partem a partir da Praia do Perequê rumo à este inalcançável destino paradisíaco, envolto pela Mata Atlântica.
10. Bonete, Ilhabela
Leia também:
20 fotos de Ubatuba que vão te deixar encantado pelo litoral paulista 76855
Podemos dizer que a Praia de Bonete é uma linda recompensa depois de uma longa caminhada. A trilha de 4 horas é feita em meio à vegetação intocada e a sugestão é se refrescar em algumas das cachoeiras encontradas no percurso. Mas não pense que este destino é só para aventureiros: é possível chegar por lá de barco também.
11. Praia do Caramborê, Peruíbe
Dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins há a Praia do Caramborê, um local com piscinas naturais, mar, rios e trilhas, ideal para passar o dia e se desligar do mundo. E apesar de deserta, o acesso nem é tão complicado: são 10 minutinhos de caminhada a partir da Estrada Peruíbe-Una.
Vai encarar um dia de aventura para desbravar estes locais incríveis? Não esqueça do protetor solar!
O post Praia das Toninhas: conheça os encantos desse lugar maravilhoso apareceu primeiro em Viajali.
EmoticonEmoticon