Mesmo sendo uma das capitais menos procuradas da Europa, Bucareste reserva encantos que faz qualquer viajante se apaixonar à primeira vista. Passear pelas vias da cidade garante uma experiência única, ao se deparar com construções históricas e modernas. Que tal conhecer um pouco mais sobre este destino especial?
Onde fica
Bucareste é a capital da Romênia e fica ao sul do país. Não há voos diretos do Brasil, mas é possível ir até Dublin, na Irlanda, e de lá pegar um voo para o aeroporto da cidade, que fica a 17 km da região central.
Aproveite a viagem para conhecer também toda a região de Valáquia, a qual Bucareste pertence, incluindo no roteiro as cidades de Craiova, Drobeta-Turnu Severin, Ploiesti e Targoviste. E se o tempo permitir, que tal adicionar a tradicional região da Transilvânia na rota, para conhecer mais das lendas de vampiros, como a do famoso Conde Drácula?
O que fazer
Bucareste reserva grandes atrações para todos os tipos de turistas. Saiba quais merecem estar em seu roteiro durante esta inesquecível viagem:
1. Palácio do Parlamento
O Palatul Parlamentului é o segundo maior edifício administrativo do mundo, perdendo apenas para o Pentágono, nos EUA. São 330 mil metros quadrados ocupados por aproximadamente 1.000 quartos, 440 escritórios, 30 salões, 4 restaurantes, 3 bibliotecas, uma sala para shows e 2 estacionamentos subterrâneos. Para visitar tudo isso, é importante que você agende com antecipação a sua ida no site oficial da atração, e escolher qual das diversas opções de tours você deseja participar. Os preços variam entre 15 a 55 leus.
2. Ateneu Romeno
Situada no centro histórico de Bucareste, esta sala de concertos chama a atenção pelo seu estilo neoclássico e eclético, com influência da arquitetura francesa do final do século XX. A sede da Orquestra Filarmónica George Enescu tem entrada para visitação a 10 leus e dá acesso a todas as áreas abertas ao público do edifício histórico, mas caso o tempo e o orçamento permitam, não hesite em assistir a uma apresentação de música clássica, a experiência é única!
3. Museu Nacional da Aldeia Dimitrie Gusti
Também conhecido por Museu da Aldeia Romena, este ecomuseu ao ar livre mostra aspectos da vida rural da região entre os séculos XVII e XX, além das tradições e costumes dos camponeses romenos. A atração fica no interior do King Michael I Park, e fica aberto todos os dias, das 9h às 17h, com entrada a 15 leus. Visite com calma as 300 casinhas típicas de arquitetura característica, seus belos jardins e lago, e se encante por toda a história antiga da Romênia.
4. King Michael I Park
Chamado antigamente de Parque Herăstrău, esta enorme área verde encanta qualquer visitante que caminha por suas longas trilhas. Isso porque elas são rodeadas por lagos, instalações artísticas, cafés, além de muito espaço para a prática de esportes, piqueniques e passeios de scooter, que pode ser alugada por aplicativo. Ao visitar o Museu Nacional da Aldeia Dimitrie Gusti, não deixe de dar uma esticadinha pelo parque – você não vai se arrepender!
5. National Museum of Art of Romania
Localizado no Palácio Real, na Praça da Revolução, o Museu Nacional de Arte da Romênia possui uma vasta coleção de arte internacional montada pela família real romena, assim como artigos de arte romena medieval e moderna. Separe um dia inteiro para visitar o edifício, já que esse não é apenas um local repleto de cultura, mas também uma construção histórica de cair o queixo, tamanha a sua beleza. As visitas estão abertas de quarta a domingo, das 10h às 18h.
6. Cișmigiu Gardens
Este charmoso parque no centro da cidade é, com certeza, o ponto de encontro de muitos casais romenos, e aparentemente já serviu de palco para muitos beijos apaixonados. Com um amplo jardim construído ao estilo inglês, com fontes, monumentos, lago com barquinhos, e uma ilha central que abriga o famoso restaurante Monte Carlo, o local é ideal para garantir lindas fotos. O Cișmigiu Gardens fica aberto por 24 horas, aproveite!
7. Arco do Triunfo
Na ala norte da cidade está o Arco do Triunfo de Bucareste, que é muito parecido com o de Paris por seus ricos detalhes e importância histórica. Inaugurado em setembro de 1936, o projeto foi assinado pelo arquiteto Petre Antonescu e serviu para substituir uma construção antiga. Em 1 de dezembro de todos os anos, o Arco do Triunfo recebe o desfile militar que marca o feriado nacional da Romênia.
8. Mosteiro Stavropoleos
O encantador Mosteiro Stavropoleos se tornou uma igreja ortodoxa, mas ainda abriga freiras que também guiam o tour oferecido pela atração. Além de uma arquitetura admirável, com um enorme pátio, inúmeras varandas e decoração requintada, é possível conhecer um pouco mais da crença local, principalmente quando os sinos tocam no final da tarde anunciando o início da celebração religiosa.
9. Praça da Revolução
Localizada no coração de Bucareste, a Praça da Revolução também já foi chamada de Praça do Palácio e tem um grande peso na história da cidade. Foi lá que o líder Nicolae Ceausescu fez o seu primeiro e último discurso, marcando o início e o fim da era comunista, além de ter sido palco da grande Revolução de 1989. Grande parte dos monumentos do entorno foram construídos nos séculos XIX e XX, para homenagear grandes personalidades que participaram da queda do comunismo. Uma parada obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais da história da cidade.
10. Praça da União
Uma das maiores praças da cidade e que teve grande importância durante o período comunista. Atualmente, é um dos principais pontos centrais de transporte de Bucareste, além de ser rodeada por shoppings, lojas e outros pontos comerciais, fazendo com que a região seja movimentada não só por turistas, mas também por moradores. Aproveite o passeio para conhecer o parque central, e também o comércio do entorno.
Seu roteiro de viagem a Bucareste ficará completo com essas atrações imperdíveis.
Onde ficar
Em Bucareste existe uma opção diferente para cada tipo de viajante. Se você é daqueles que prefere investir mais em experiências e um hostel já está de bom tamanho, o Little Bucharest Old Town é a solução. O local oferece atividades de lazer no período noturno, internet gratuita, aluguel de bicicleta e ainda tem cozinha para você fazer suas refeições. Mas, se a ideia é garantir mais privacidade em um hotel baratinho, conte com o conforto do NH Bucharest e seus quartos com isolamento acústico, suítes com banheira, translado para o aeroporto e sauna. Já no Hilton Garden Inn Bucharest Old Town você encontrará quartos com decoração minimalista, equipados com TV de tela plana, ar-condicionado, frigobar e cofre, por um custo benefício imperdível. Mas, se para você o requinte é indispensável durante a viagem, o Epoque Hotel Relais & Chateaux proporcionará luxo, conforto e sofisticação, com piscina, quartos com sacada, academia e café da manhã por conta da casa.
E aí? Que tipo de hospedagem mais combina com você?
Restaurantes
As inúmeras opções de restaurantes em Bucareste irão te proporcionar uma experiência gastronômica imperdível. Para conhecer o melhor da cozinha local, vá ao La Nenea Iancu, que funciona como um pub/restaurante romeno. Por lá os vegetarianos também comerão muito bem, e os drinks são bem servidos, tudo a um preço justo. Se a saudade de casa bater, o Rio Juice te ajudará nessa missão, com comidinhas brasileiras por valores bem baixos, o açaí na tigela da casa faz sucesso! Em frente ao Palácio do Parlamento fica o Haute Pepper com seu menu recheado de opções com frutos do mar. O ambiente, assim como o atendimento, são bastante elogiados, e vista do entorno é apaixonante.
Comer bem é uma tarefa fácil em Bucareste. Acredite, terá dias que será difícil escolher somente um restaurante!
O que comprar
Além das tradicionais lembrancinhas encontradas em todos os destinos de viagem, Bucareste oferece alguns itens exclusivos, que possuem muitas características regionais, como os ovos de páscoa decorados de maneira artesanal, são tão lindos que dá vontade de deixá-los de enfeite. Há também peças de cerâmicas decorativas, e variados artigos têxteis, como as blusas brancas bordadas à mão. As peças podem ser encontradas em lojas específicas, localizadas na avenida da Vitória ou no Boulevard Magheru.
15 fotos de Bucareste que vão te arrancar suspiros
Chamada de “Paris romena”, Bucareste possui atrações encantadoras que fazem qualquer viajante se apaixonar perdidamente. Confira:
1. Bucareste possui inúmeros edifícios históricos
2. Que podem e devem ser visitados com calma e atenção
3. Pois cada detalhe narra a história da cidade
4. E em cada canto, uma homenagem pode ser encontrada
5. Principalmente de figuras que marcaram época no país
6. Ou que fizeram parte de uma importante revolução
7. A verdade é que Bucareste é linda, seja coberta de neve
8. Ou de folhas
9. Independentemente da estação
10. Muitas de suas construções surpreendem por sua grandiosidade
11. E se misturam em meio aos edifícios acinzentados
12. Fique de olho na movimentação das praças da cidade
13. Pois há sempre algum evento acontecendo ou algum detalhe que mereça a sua atenção
14. Enquanto as igrejas ortodoxas narram muito da cultura local
15. Será difícil não se surpreender com uma cidade tão linda
Mesmo com um passado marcado por uma difícil era comunista, Bucareste reflete a alegria e simpatia de seu povo, uma vida noturna agitada e muita história para contar aos seus turistas. Veja também outros pontos turísticos no leste europeu que merecem uma visita.
O post Bucareste: entenda porque a capital romena é tão apaixonante apareceu primeiro em Viajali.
EmoticonEmoticon